terça-feira, dezembro 13, 2005

...paterno





Como a tradição está prestes a deixar de ser o que era, hoje lembrei-me de fazer uma pequena homenagem, nao só a uma pessoa que eu muito adoro, que é o meu pai, como á sua arte, a olaria.
As fotos que aqui aparecem não são tiradas por mim, mas por alguem que se lembrou de registar estes momentos.
Por crescer tão perto da olaria, achava normalissimo o trabalho realizado dentro daquelas paredes e nunca lhe dei talvez o real valor.
Sentia apenas que era uma vida dura e que os pais nao desejavam passar aos filhos.
Talvez por isso eu nao aprendi nada, os meus primos tambem não, todos se desviaram pra longe.
O meu pai contava que quando era miudo havia cerca de 20 olarias na nossa aldeia. Agora só existe a dele, e com os dias contados.
E acho que foi isto que me fez olhar para a sua arte e o seu conhecimento com outros olhos.
Quando ele fechar a porta, acabou.
A luta dele e de três ou quatro gerações anteriores, acaba nesse dia, porque ninguem ficou pra aprender e contar o que eles conquistaram.
Eu só posso contar o quanto sou fã do meu Paizão.

Sem comentários: