quinta-feira, junho 22, 2006

...verde

PARQUE URBANO DE VILA NOVA DA BARQUINHA

O Parque Urbano de Vila Nova da Barquinha, foi concluído e inaugurado em Junho de 2005 e agora um ano depois o espaço começa a consolidar-se na forma e na função.

É uma zona que proporciona lazer formal e informal e que liga a vila ao rio tanto do ponto de vista panorâmico como pelas actividades que ali se desenrolam como a canoagem, motonáutica, pesca, etc.

HÁ UM ANO ATRÁS, POUCO DEPOIS DA INAUGURAÇÃO, ERA ASSIM:

Vista sobre o Rio Tejo - Julho 2005

Esta ligação ao rio sempre foi muito importante, em todas as povoações, fossem aldeias, vilas ou cidades. É da História.

Esta mesma vila, ainda não há muitos anos estava a morrer, a definhar tanto na área económica, como social , cultural, etc. A população partia e ficavam os idosos, as casas em ruínas definiam até a rua principal.

Enquanto sede de concelho nao conseguia atrair as pessoas das suas freguesias nem para as suas escolas e procuravam o desenvolvimento nos concelhos vizinhos como o Entroncamento, Torres Novas, Tomar...

Mas um sopro de juventude, empenho e muita vontade de renascer, foi pouco a pouco mudando a cara e a alma desta terra. O aproveitamento do potencial do rio tejo em conjunto com todo este parque é sem dúvida mais um factor de rejuvenescimento para a Barquinha.

É senso comum que tudo o que é vivo um dia morre e isso compreende-se. Mas se criarmos condições á continuidade da vida e ao rejuvenescimento, a perda não é tão dolorosa, é apenas natural. É o que eu sinto na foto aqui ao lado.

Sem comentários: