quinta-feira, março 15, 2007

...e o Hotel do Parque

O Hotel do Parque localiza-se na principal rua de acesso á Praia de S. Martinho, Rua General Carmona (E.N.242).
Esta rua é marcada, em quase toda a sua extenção, por plátanos como estes, que por serem árvores de grande porte, não se adequam ás suas dimensões e, por isso, acontecem estas 'podas'.
Curiosamente, também acho estranho que actualmente estejam a construir edifícios novos tão perto deste arruamento principal. O exemplo dado pelo edifício do Hotel poderia sugerir que esta via deveria ser ampla de modo a permitir um passeio agradável. Mas não, aproveitam-se os centímetros todos para a construção.

É este o afastamento do Hotel ao arruamento.
O Hotel é um edifício integrado no inventário municipal do património, pelo seu interesse histórico e arquitectónico.
Apesar de nunca o ter visto em funcionamento, este 'Hotel' sempre me chamou a atenção pela diversidade de pormenores que apresenta, (á semelhança de muitos outros edifícios particulares em S. Martinho) ao estilo Arte Nova e Arte Deco.





Será que isto quer dizer que vai entrar em obras de conservação?


E finalmente um outro pormenor, que eu acho delicioso.
Apesar do abandono do edifício ao longo de tantos anos, o jardim mantém-se tratado, sempre cuidadosamente mantido como se o Hotel estivesse em funcionamento.

1 comentário:

Mila disse...

Vá-se lá perceber estas mentes. Onde menos se espera ver o jardim tratado,lá está ele em todo o seu esplendor, já em locais de frequência publica , estão dotados ao abandono. O que se pode dizer?