terça-feira, fevereiro 05, 2008

...pela permeabilidade


A plant SF é uma organização que pretende encorajar os americanos de S. Francisco a reconverter as áreas pavimentadas em áreas ajardinadas de modo a reduzir a quantidade de solo impermeabilizado.
Os princípios são louváveis e óbvios se tivermos presentes os problemas ambientais de que todos nós ouvimos falar no dia a dia.
Aumentando a permeabilidade do solo só traria vantagens para a qualidade do solo, para a redução da temperatura no meio urbano, para a biodiversidade e reduziria os problemas com os colectores e as condutas de pluviais, que nunca são suficientes em caso de chuvadas.
Na prática, em Portugal, nós estamos ainda na fase anterior: pavimentar o mais possível para evitar que nasçam as 'feias ervas', para que as ruas 'pareçam' mais limpas, para evitar trabalhos de manutenção e sobretudo reduzir as despesas.
Para quem lida com a natureza, entende que estas medidas economicistas são pura e simplesmente factores de desequilibrio, que mais tarde ou mais cedo se pagam bem caros.
Então porque não atalhar caminho e seguir os bons exemplos?
Este problema não se coloca apenas no espaço público, pois nos nossos quintais o problema é igual. A maioria das pessoas prefere o seu logradouro pavimentado, de modo a estar sempre limpo e que não dê trabalho.
Mas afinal, trabalho é o que nós mais precisamos :)

1 comentário:

Mila disse...

Veio-me á memória uma histórinha de uns desenhos animados, acho que dos ursinhos carinhosos.
"Uma linda menina, filha de papá rico, fez birra porque queria tudo pavimentado para poder andar com seus patins em linha por todo o lado sempre que lhe apetecesse. O papá para quem as vontades da filha eram ordens ordenou que se pavimentasse aquela linda e florida cidade........ Começou-se a ver toda a gente triste e apática, tudo em seu redor era cinzento, havia cimento por todo lado.........Só os ursinhos é que conseguiram devolver a alegria á cidade e as pessoas. Falaram com a menina e ela entendeu que também era bom haver alguns espaços com flores e pessoas mais sorridentes..........Moral da historia :) :)