domingo, fevereiro 10, 2008

...sem sucesso

Bom Sucesso visto da Lagoa de Óbidos

Todos os dias, da minha casa dá para reparar no crescente numero de gruas que vão se levantando no empreendimento do Bom Sucesso, em Óbidos. Por isso, juntando o útil ao agradável, hoje era para ir fazer o passeio de domingo, a pé, dando uma voltinha pelo sítio.

Mas logo á entrada surge um segurança que diz não ser possível entrar, pois aquilo é uma propriedade privada. Não é possível entrar a pé ou de bicicleta... de carro pode.

(?)

A pé só pode ir por fora, na estrada que está cortada e andar do lado de fora do muro.

Pois bem, eu entendo que é uma propriedade privada, mas como pode um PIN (Projecto de Potencial Interesse Nacional) ser vedado ao público? (a não ser que vá de carro, claro)

Só o BOM SUCESSO, DESIGN RESORT, GOLF & SPA, são 150 ha para inglês usufruir e nós passarmos de lado, do lado de fora da "coutada", porque nem nas ruas se pode passar...

Apesar de eu ser um pouco conservadora e manter sempre muitas reservas em relação a estes resorts e campos de golf, agora cada vez mais quero distância deles. Ali naquela zona, vizinhos uns dos outros, hoje vi 3 resorts em construção e parece que vão ser mais.

Isto é desenvolvimento? Talvez, mas não é bem essa a minha idéia de desenvolvimento nem o que eu quero para a região onde vivo.

Esta 'muralha' é a linha que não se podia ultrapassar... nem tirar fotografias

3 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

A palavra "resort" causa-me certos arrepios. Soa-me como uma espécie de "fast-food" da oferta turística: Sempre iguais, tanto aqui como na Ásia ou Caraíbas, ou sabe-se lá onde mais.
Custa-me vê-los alastrar pelo nosso território ao mesmo tempo que se desperdiçam, abandonam ou se fazem inundar por barragens as nossas autênticas originalidades.

maryyreb disse...

é um bocadinho dificil...

Crix disse...

A verdade Paulo, é que só pelo facto de não terem o nome em português, também me arrepia. Quando eu soube que já foi necessário triplicar o numero de furos previstos inicialmente para garantir a rega, foi o segundo arrepio. Agora, só de pensar que o nosso território vai ficar retalhado em 'resorts' e que depois eu só vou poder passar nas ruas entre muros altos... isto faz-me pele de galinha.
É verdade que eles estão a fazer ali grandes investimentos num local que antes era apenas eucaliptal, ninguem dava nada por aquilo e agora estão a gerar riqueza, mas a que preço?
E aquilo é bom para quem? Será que isto é bom para os habitantes da região? ...

Beijinho mary ;)