quarta-feira, junho 18, 2008


via Ondas 3 encontrei este video e quero guardá-lo aqui pois ainda hoje eu debati este assunto com os meus botões.

A caminho de casa, na minha hora de almoço, ia pensando como a subida do preço dos combustíveis, para mim, tinha tido algumas vantagens.
Uma vez que resolvi prosseguir com o boicote ás principais gasolineiras, passei a andar mais a pé e uso o carro apenas quando tem mesmo que ser.
Vantagens:
- reduzi o consumo para metade;
- dispenso o ginásio (ou o trabalho de gestão de esforço, rs)
- em vez de levar 5 minutos a chegar a casa, agora demoro 20 minutos, o que me permite pensar pelo caminho (no que vai ser o almoço e) em vários outros assuntos + ou - importantes , como este de hoje;
- e reduzo a poluição ambiental.
Claro que nem toda a gente pode tomar uma atitude destas, pois têm distâncias maiores a percorrer por dia. Mas muitos outros há que usam o carro para atravessar a rua (exagerando, mas...)

Ou seja, o carro permite-nos andar sempre a correr, alcançar mais e mais - e ás vezes tanto mais que já nem conseguimos aproveitar o produto dessa correria. E tudo isso sempre á custa da perda de outros pequenos prazeres que são totalmente grátis e não fazem mal ao ambiente - como o simples facto de 'andarmos' um pouco mais devagar e estarmos um pouco 'a sós' connosco.

Revi tudo isto no filme. Ele mostra como tudo isto é extensível á sociedade actual, da produção excessiva, ao consumo excessivo, ao desperdício excessivo, ao uso e abuso dos recursos naturais como se fossem infinitos

Conclusão: eu já entrei em relax...


"Workers of the world, Relax"
The principle of continuous growth which
rule our economy have brought us here.
But is there a different path?
What if we used our gains in productivity to
slow down ? We could work less and produce less.
It would also mean consuming less.
If you like the film please forward this website
widely

Sem comentários: